Edição Rapida de Imagens - Photoshop



O Instagram e outras soluções do gênero ajudaram a popularizar a fotografia porque não exigem muito na hora de editar e aplicar efeitos às fotos. Mas soluções mais complexas, como o Photoshop, também podem ser práticas e rápidas.
 
 
Se você tem acesso à ferramenta da Adobe pode obter resultados excelentes sem perder tempo. O segredo está no uso das ações. Disponível desde as primeiras versões do programa, o recurso permite gravar sequências de edição e tratamento que podem ser aplicadas em outras imagens. Combinadas com a edição em lote, as ações permitem ajustar um montão de fotos com um clique.

Atenção

Antes de criar uma ação, é importante ter em mente cada passo do processo para que o Photoshop grave um fluxo de trabalho limpo, sem que você tenha de voltar depois à lista de tarefas para apagar uma sequência errada.

Pincéis 

O uso de pincéis em ações é uma novidade do Photoshop CS6. Por isso, caso você tenha a versão mais atual do editor de imagens e queira usar pincéis customizados para criar os processos, vá até o menu de configurações da aba Actions e selecione Allow Tool Recording.


1 – Crie a ação

Acesse o menu Windows > Actions, ou tecle Alt + 9. A nova aba de opções será adicionada ao programa. Note que algumas ações predefinidas já existem na lista. Uma forma de organizar e separar suas ações daquelas oferecidas pelo Photoshop é criar uma nova pasta. Para isso, acesse o menu de configurações na aba Actions e selecione a opção New Set. No mesmo menu de configurações das ações, clique em New Action. Escolha um nome de fácil identificação para o processo que será criado. Nessa janela também é possível escolher um atalho de teclado e uma cor para que a ação se destaque na lista.

2- Grave e reproduza

Gravando

Depois de escolher o nome e as propriedades da ação, clique no botão Record para iniciar a gravação dos ajustes na foto. O programa registra somente o que o editor faz de fato. Isso significa que a ferramenta não grava quando você escolhe ou ajusta o tamanho das ferramentas, mas sim quando elas realmente são usadas na foto. Ao finalizar a edição, clique no botão Stop para terminar a gravação e concluir a nova ação. Para realizar o mesmo processo novamente, de forma automática, abra a foto desejada e clique no botão Play no menu inferior da janela Actions.

Reproduzindo

3 - Salve automaticamente

Salvando Automaticamente

É importante notar que a opção Save também é registrada, caso você tenha salvado a imagem durante a gravação. Só que ao usar a ação novamente, ela sempre salvará a imagem com o mesmo formato e nome da foto usada para criar a sequência. Para que o Photoshop não salve cada figura sempre com os mesmos atributos nem substitua a primeira foto editada, basta marcar a opção Save na caixa de diálogo ao lado da ação. Isso fará com que o programa sempre mostre a janela de opções para salvar os arquivos editados com as configurações desejadas. 

4 – Trabalho em série


A possibilidade de usar as ações criadas para editar mais de uma imagem ao mesmo tempo é outro recurso importante para a economia do tempo. Denominada Batch, essa função é acessada pelo menu File > Automate. Selecione qual ação será executada, a pasta de origem e a pasta de destino das imagens editadas, caso não queira substituir as existentes. Na seção File Naming, escolha como os arquivos tratados serão nomeados. Para que o programa realmente faça tudo sozinho, é preciso desmarcar a opção Save na caixa de diálogo na ação. Assim, a ferramenta irá executar a sequência de ajustes e salvar as imagens no formato especificado durante a gravação da ação.


Deixe seu Comentário ou sua Dúvida!
Adoraríamos ouvir você.
Compartilhe com seus amigos se você Gostou! 
Um abraço
IsaInfoHelp
  


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe suas duvidas ou comentários aqui e responderei o mais rápido possível.
Obrigada