Controlar seus gastos fica muito mais fácil se você tiver uma ferramenta personalizada, com seus gastos reais, que podem ser adequados de acordo com sua necessidade.
*Consulte o Post Excel 2007 Básico
Com uma planilha que indica receitas e despesas, fica claro se sua saúde financeira está boa ou se é hora de colocar o pé no freio.
Como Fazer:
Depois de organizar a planilha, escrevendo os 12 meses em colunas, é hora de preencher o campo "Receitas", que é toda sua entrada de dinheiro mensal, aquilo que você ganha. Exemplo: salário, aposentadoria, aluguel, dinheiro de aulas particulares e outros.
Prrencher Campos Receitas e Despesas |
Campo Despesas |
Selecione todas as colunas Receitas, incluindo a linha ''Total de Receitas''. Na aba início, selecione Número> Moeda > Casas decimais 2 > Símbolo R$ e clique em OK
Seleção das Colunas Receitas |
Seleção das Colunas Despesas |
Em ''Total de Receitas'', selecione a célula do primeiro mês
(janeiro). Vá até a aba Fórmulas > Matemática e
Trigonometria > Soma.
Inserir Fórmula |
Argumento da Função |
Para que as demais células de ''Total de Receitas'' fiquem com a mesma fórmula, basta clicar na célula B8 (''Total de Receitas'' de janeiro), que já contém a fórmula, e arrastar até a última célula. Outra alternativa é copiar (CTRL+C) a fórmula feita na célula B8 (''Total de Receitas'' de janeiro) e colar (CTRL+V) nos outros meses seguintes de fevereiro a dezembro: das duas formas, o resultado será o mesmo
Todas as Células do Total Receitas com a mesma Fórmula |
Inserir Fórmula |
Argumento da Função |
Para que as demais células de ''Total de Despesas'' fiquem com a mesma fórmula, basta clicar na célula B28 (''Total de Despesas'' de janeiro), que já contém a fórmula, e arrastar até a última célula. Outra alternativa é copiar (CTRL+C) a fórmula e colar (CTRL+V): das duas formas, o resultado será o mesmo.
Todas as Células do Total Despesas com a mesma Fórmula |
Cálculo de Quanto Sobrou |
Todas as Células do Quanto Sobrou com a mesma Fórmula |
Preencha os Campos Receitas Mes de Janeiro |
Após lançar as despesas, o campo ''Quanto Sobrou?'' ficou atualizado com o saldo total do mês de janeiro. Neste caso, o dono da planilha ficou positivo na conta em R$ 87,74, supondo que ele tenha pago todas as despesas em dia.
Atualização do Campo Quanto Sobrou |
De acordo com o mês e com as despesas, você pode ir acrescentando linhas. No mês de fevereiro, por exemplo, há um novo gasto com cartão de crédito – inexistente em janeiro. Para incluir a novidade, clique com o botão direito do mouse na linha onde deseja incluir o novo gasto, selecione ''incluir'' e escreva cartão de crédito (ou natação/presente de casamento/a primeira parcela de uma compra grande no cartão/viagem/conserto do carro/iPad novo).
Inserindo Linhas |
Entrou no Vermelho: Reveja sua tabela e repense seus gastos |
Este passo mostra como incluir na planilha o pagamento de um item (no caso um tênis) parcelado. No exemplo, o valor do tênis (R$ 150) comprado em abril foi dividido em três vezes sem juros, com pagamento a ser iniciado em maio
Incluindo Pagamentos Parcelados na Tabela |
* Mais Excel em Excel 2007 Básico: Planilhas com Filtros
Deixe seu Comentário ou sua Dúvida!
Adoraríamos ouvir você.
Compartilhe com seus amigos se você Gostou!
Um abraço
IsaInfoHelp
Olá, gostei muito da sua planilha, porém quando pago Cartões de Crédito no mês de Fevereiro (por ex - referentes à gastos em Janeiro) - devo lançar como despesas em Fevereiro, correto? e se compro, no caso exemplificado do tenis, parcelado... e a primeira parcela em Fevereiro, Lanço a despesa do Tenis em Fev/Març e Abril e quando a fatura do Cartão vier... como devo proceder?
ResponderExcluirOlá Alyssa, você esta certa! A despesa deve ser lançada no mês em que efetivamente é paga. Então se você vai pagar o cartão em fevereiro você lança a despesa em fevereiro. Caso haja parcelamento, você lança o valor da parcela em cada mês que você paga-la. **Atenção para os JUROS, você lança a parcela dos juros no mês em que pagar.
ResponderExcluirObrigada Alyssa pelo comentário e seja sempre muito bem vinda ao Blog, um abraço
ResponderExcluir