Fotos: Descarregar Fotos da Máquina Digital para o Computador e Picasa

Guardar momentos inesquecíveis de maneira segura é o objetivo deste tutorial

 


* Consulte também o Post: Aplicativos Fotografia

Para passar fotos da máquina digital para seu computador, basta conectar o cabo USB da máquina no computador e esperar abrir a janela do dispositivo, pode demorar um pouco, aguarde. 
Na janela, clique em abrir pasta para que você possa escolher as fotos que deseja passar para o computador. 
Abra a pasta onde você deseja salvar estas fotos clicando em iniciar – imagens, se você ainda não tem uma pasta para salvar estas fotos você pode criar uma clicando em Nova Pasta na parte superior da janela de arquivos, nomeie esta pasta com o nome que você desejar. Exemplo: viagem Disney
Dê 2 cliques nesta pasta para ela abrir. 
Na janela das fotos da câmera digital, clique sobre a foto que você deseja transferir e arraste para a pasta que você acabou de criar. 
Para passar mais de uma foto ao mesmo tempo, clique sobre a primeira foto, segure o Shift (ou seta vertical do seu teclado), depois clique na ultima foto que deseja arrastar ( lembre-se que as fotos a serem selecionadas devem estar na sequência se forem salteadas clique em CTRL e selecione as fotos que deseja). 
Clique sobre uma das fotos selecionadas, permaneça clicado e arraste pra a pasta "Viagem Disney" ou a pasta desejada.

Para deletar fotos da máquina digital 

Clique na(s) fotos(s) e clique em delete no teclado.

Para ejetar o dispositivo da câmera digital em segurança, procure na parte inferior direita da sua tela uma setinha, clique nela para abrir as opções ache o ícone do dispositivo da câmera e clique nele, depois clique em desconectar dispositivo em segurança, desconecte o dispositivo.


Picasa

Picasa é um aplicativo gratuito do Google que oferece uma maneira simples de visualizar, editar, fazer montagens, colagens e organizar fotos. O Picasa também funciona como um álbum de fotos que se você desejar pode compartilhá-lo na Web.


Instalar Picasa
Entrar no site do Picasa: http://picasa.google.com/intl/pt-BR/

Fazer Download do Picasa
Clique em "Fazer o download do Picasa"
Aparecerá uma opção de "Executar" ou "Salvar" ou apenas "Download" dependendo do navegador que você esteja usando.
Clique em "Executar" ou "Download". 
Para continuar clique em "Eu Concordo". 
Clique em "Instalar".
Selecione as opções que deseja para instalar o programa e clique em "Terminar".

**O Picasa não armazena as fotos em seu computador.

Quando você abre o Picasa, ele simplesmente olha para as pastas em seu computador e exibe as fotos que encontra. Ele exibe os tipos de arquivo que você pede que encontre, nas pastas que você pede que ele pesquise.


**Suas fotos originais são sempre preservadas.
Seus arquivos originais nunca são alterados quando você usa as ferramentas de edição do Picasa. As edições de foto que você realiza só podem ser visualizadas no Picasa até que você decida salvar as alterações. Mesmo assim, o Picasa cria uma nova versão da foto com suas edições aplicadas, deixando o arquivo original totalmente preservado

Use o Picasa para visualizar fotos que já estão em seu computador ou para importar fotos de sua câmera.

Adicione fotos que já estão em seu computador

Depois de fazer o download e instalar o Picasa, você terá total controle sobre as fotos que o Picasa exibe. O Picasa mostra os tipos de arquivo de foto e de vídeo que você pede que encontre nas pastas que você pede que pesquise.

Controle as pastas que são exibidas



Gerenciador de Pastas do Picasa

Clique em Ferramentas > Gerenciador de pastas para controlar quais pastas são exibidas:

Controle os tipos de arquivo que são exibidos



Clique em Ferramentas > Opções (PC) ou Picasa > Preferências (Mac) para controlar os tipos de arquivo exibidos:

Importe Novas Fotos  
Importar Fotos para o Picasa

Certamente, nem todas as fotos estão no seu computador. Você pode importar fotos de várias fontes para o Picasa, incluindo câmeras, CDs, cartões de memória, scanners, webcams e outros. As fotos que você importa são salvas em seu computador e exibidas automaticamente no Picasa. Importar Fotos
 
Informar de onde as fotos serão importadas

No Picasa, clique em Importar.
Selecione a origem de suas novas fotos, como sua câmera, no menu suspenso "Importar fotos de" na parte superior.
Selecione a pasta de destino em seu computador para as novas fotos no menu suspenso "Importar para" na parte inferior.
Se desejar fazer upload das fotos que estiver
importando para os Álbuns da web do Picasa ao mesmo tempo, selecione a caixa "Fazer upload".
Selecione as fotos específicas que deseja importar e clique em Importar selecionadas ou clique em Importar todas para importar todas as fotos exibidas.



Organizar suas Fotos 


Organizando as fotos no Picasa
A Lista de pastas à direita é o centro da organização do Picasa. Ao rolar por essa lista, você pode acessar todas as fotos exibidas pelo Picasa. Para entender a organização do Picasa, você precisa entender estas três coleções:
Pastas

As Pastas no Picasa representam as pastas existentes em seu computador. Você controla as pastas que são verificadas e exibidas pelo Picasa. As alterações realizadas nas pastas no Picasa afetarão as pastas correspondentes na unidade de disco rígido do seu computador. Por exemplo, se você excluir uma foto em uma pasta do Picasa, essa foto também será excluída do computador.

Álbuns


Diferente das pastas, os álbuns existem somente no Picasa. Os álbuns permitem criar grupos virtuais de fotos tiradas de várias pastas em seu computador. Os álbuns exibem essas fotos sem realmente movê-las -- é como uma lista de reprodução de fotos. Quando você exclui ou move fotos de um álbum, os arquivos originais permanecem em suas pastas originais em seu computador.

Pessoas


Nessa coleção, você pode organizar suas fotos pelo que quase sempre é o mais importante -- as pessoas que estão nelas. O Picasa usa uma tecnologia de reconhecimento de rostos para encontrar e agrupar rostos semelhantes de toda a sua coleção de fotos. Adicionando tags de nome a esses grupos de rostos, novos álbuns de pessoas são criados. Esses álbuns de pessoas são exatamente como os álbuns acima: quando você move ou exclui rostos, os arquivos originais não são alterados.

Compartilhe suas fotos
 
Enviar fotos por e-mail  
Clique no botão E-mail no Picasa para rapidamente enviar todas as fotos selecionadas para amigos e familiares usando o provedor de e-mail de sua escolha. Não é possível enviar muitas fotos por e-mail, então envie-as para os Álbuns do Picasa para aproveitar o armazenamento on-line gratuito.

Recursos do Picasa

Redimensionar fotos: um dos recursos mais populares -- e mais escondidos -- do Picasa é a possibilidade de redimensionar fotos. Use o botão Exportar para redimensionar suas fotos rapidamente.
Fazer uma colagem: faça uma colagem e compartilhe-a com seus amigos e familiares. Experimente seis diferentes tipos de colagem e tenha total controle sobre o conteúdo e o layout da colagem. Para adicionar este botão a sua bandeja de fotos, clique em Ferramentas > Configurar botões.
Usar o Movie Maker: combine fotos, vídeos e música em um filme e envie-o diretamente para o YouTube. Você também pode cortar arquivos de vídeo. Para adicionar este botão a sua bandeja de fotos, clique em Ferramentas > Configurar botões.
Fazer upload para o Blogger: use o botão BlogThis! para postar fotos diretamente do Picasa para o Blogger. Para adicionar este botão a sua bandeja de fotos, clique em Ferramentas > Configurar botões.
Imprimir fotos: use o botão Imprimir para imprimir suas fotos em casa.
Adicionar tags: tags são como palavras-chave. Aplicando tags com uma única palavra ou com várias palavras no Picasa, você poderá pesquisar e localizar suas fotos com rapidez. A guia Tags oferece tags rápidas, contagens de tags e a possibilidade de gerenciá-las.
Mapear fotos: use a guia Mapas do Picasa para incorporar informações de latitude e longitude aos dados EXIF de seu arquivo de fotos. Esses dados geográficos acompanham sua foto quando você faz upload para os Álbuns do Picasa.
Sincronizar com a web: quando você ativa a opção Sincronizar com a web no Picasa para uma pasta ou para um álbum, as edições feitas em suas fotos no Picasa são refletidas imediatamente no álbum correspondente dos Álbuns do Picasa.
Adicionar legendas: adicionar legendas pode ajudar a contar o resto da história. Ao editar uma foto, clique no texto abaixo dela que diz "Crie uma legenda!". As legendas são exibidas no Picasa, nos Álbuns do Picasa e em outros programas compatíveis com o IPTC.

Fazer backup de sua coleção: proteja suas memórias preciosas. Use o Picasa para fazer backup de sua coleção de fotos em uma unidade de disco alternativa ou em um CD/DVD.

2 comentários:

  1. Eu já tenho p PICASA e adoro ele.

    ResponderExcluir
  2. O Picasa é realmente uma ótima opção de organizador de fotos, obrigada pela sua opinição e seja sempre bem vindo ao Blog, Abraços

    ResponderExcluir

Deixe suas duvidas ou comentários aqui e responderei o mais rápido possível.
Obrigada