Word: Criar um Documento






Para criar um documento no Word
Clique no botão do Office (canto superior esquerdo da página do Word) - Novo - Documento em Branco - Criar.

Botão do Office


Uma página em branco irá aparecer com uma linha vertical intermitente. É a partir desta linha que voce começará a digitar.

Página em branco do Word

No canto inferior direito da página do Word esta a ferramenta de Zoom da Página, com ela voce consegue aumentar ou diminuir seu campo de visão.
Na parte superior da página esta a Barra de Ferramentas do Word, com ela você consegue
editar seus documentos e as imagens inseridas nele.
 

Edição de documentos

Formatação de fontes: Tipo e Tamanho.
 

Para alterar o tipo e o tamanho da fonte, siga esses passos: 

Editar Documentos através da barra de Ferramentas do Word - Fonte e Tamanho da Fonte

1 - Selecione o texto cuja fonte deve ser alterada.
(para selecionar o texto basta clicar no começo ou no final do texto ou da palavra que deseja selecionar, segure clicado e arraste)
2 - Clique no menu desdobrável e selecione o tipo de fonte a ser aplicado no texto. Para prevalecer a opção desejada, basta clicar sobre seu nome ex: Arial
3 - O tamanho das fontes do texto selecionado pode ser alterado pelo mesmo processo na caixa ao lado do tipo de letra Ex: 14


Formatação Estilo

São denominados Estilos as propriedades das fontes quando apresentadas em negrito, itálico e sublinhado. No Word 2007 os botões para aplicação de estilos estão disponíveis na guia Início, subguia Fonte.

Editar Documentos através da barra de Ferramentas do Word - Cor da Fonte e Realçar Fonte

Formatação da Fonte
 
Cor do Realce do Texto:
Determinadas partes do texto podem ser destacadas através do realce de texto 
(como uma caneta marca texto). A cor do realce pode ser especificada através do menu desdobrável do botão Cor do Realce de Texto. Basta selecionar a parte do texto a ser destacada e clicar no referido botão
Cor da Fonte ou Texto:
O botão A ao lado do botão Cor do Realce de Texto permite alterar as cores das fontes do texto selecionado. Basta selecionar o texto e clicar sobre o botão, a cor será automaticamente aplicada.

Formatação de Fontes

Maiúsculas e Minúsculas: Aa (para selecionar opções clique na seta para baixo ao lado do botão)

1 - Primeira letra da sentença em maiúsculo: aplica a primeira letra maiúscula para uma sentença, atribuindo letras maiúsculas para o restante da frase. 

2 - Minúscula: aplica letras minúsculas para todo o trecho selecionado. 
3 - Maiúsculas: aplica letras maiúsculas para todo o trecho selecionado 
4 - Colocar cada palavra em maiúscula: aplica letras maiúsculas para cada um dos primeiros caracteres de cada uma das palavras do trecho selecionado.

Editar Documentos através da barra de Ferramentas do Word -Maiúsculas e Minúsculas

5 - Alternar maiúsculas / minúsculas: aplica letras minúsculas para cada um dos primeiros caracteres de cada uma das palavras do trecho selecionado 

Alinhamento de texto:

Editar Documentos através da barra de Ferramentas do Word - Alinhamentos

O alinhamento é um parâmetro alterado frequentemente, sendo comum, por exemplo, a disposição de títulos em alinhamento central. O alinhamento pode ser realizado através dos respectivos botões na subguia parágrafo.

Espaçamento entre linhas:

Editar Documentos através da barra de Ferramentas do Word - Espaçamento entre Linhas

O espaçamento entre as linhas do texto, também chamado simplesmente de entrelinha, providencia o aumento ou diminuição do espaço em branco entre cada uma das linhas em valores predefinidos, permitindo maior harmonia do texto. Ao clicar sobre o botão Espaçamento entre Linhas, um menu será exibido com as principais opções para aplicação do espaço. O item Opções de espaçamento de linhas permite a abertura da caixa de diálogos Parágrafo. Na base do menu, temos as opções Adicionar espaço antes de parágrafo e Adicionar espaço depois de parágrafo.

Bordas:

Editar Documentos através da barra de Ferramentas do Word - Bordas e Estilos de Bordas

Podem ser aplicadas a determinados trechos selecionados do texto para destaque de áreas importantes.Também é possível aplicar bordas em páginas, usando simples linhas de diversas espessuras, bem como efeitos de cor, sombreamento e até mesmo a utilização de figuras para a composição de bordas artísticas. Para aplicar uma borda a uma parte selecionada do texto, basta abrir o menu da seta do botão borda, denominado por padrão quando há ausência de uma borda e em seguida sobre a opção de borda correspondente

Teclado

Quando você esta diante o teclado você precisa ter postura, suas mãos devem ficar retas, assim não causando nenhum problema com a sua saúde, muitas pessoas tem problemas de saúde por causa da má postura diante o teclado. Sempre quando você for descansar seus dedos o correto é que você descanse seus dedos indicadores em cima das teclas F e J. Cada dedo seu é responsável em pressionar uma tecla. 

Teclado


Primeiro passo: Decore a posição das teclas digitando seu nome completo várias vezes, depois tente fazer isso olhando somente para a tela, você irá errar no começo mas depois vai acertando.

Segundo passo: Digite o nome completo de sua mãe 5 vezes, depois como no exercício acima tente digitar sem olhar para o teclado.

Repita esse exercício escrevendo o nome completo do seu pai e de seu avô.
 

Terceiro passo: Pegue textos da sua preferência, pegue um livro e copie textos pequenos.

Digitação 
Para separar uma palavra da outra, clique na Barra de Espaço, é a barra maior do teclado que fica na parte inferior.
Para mudança de linha clique na Tecla Enter.

Para apagar letras clique na tecla Backspace ou seta para esquerda em alguns teclados.

Letras Maiúsculas e Minúsculas: para escrever palavras ou letras em maiúscula você deve clicar na Tecla Shift que no seu computador pode ter o símbolo de uma seta na vertical.

Após digitar a letra em maiúscula e desejar retornar a letra minúscula você deve soltar a Tecla Shift

Para escrever um texto todo em letra maiúscula você deve clicar sobre a tecla Capslock ou Fixa, após a utilização volte a clicar na tecla Capslock ou Fixa e a letra volta a ser digitada como minúscula.


Acentuação: para acentuar palavras clique primeiro no acento e depois na vogal.

Para acessar acentos que estão na parte superior da tecla segure clicada a Tecla Shift ou seta na vertical.


Teclas de Acentuação

Para utilizar acentos que estão na parte inferior da tecla não é preciso usar a Tecla Shift ou seta vertical.
Teclas de caracteres Especiais

Caracteres Especiais: algumas teclas tem 3 caracteres. Para acessar os superiores e inferiores faça como descrito no item anterior, porém para acessar o caracter a direita (Terceira Função) utilize a Tecla Alt Gr.

Tabelas
Botão Tabela - Selecione o número de linhas e colunas

Há várias formas de inserir uma tabela no Word. A partir da seta do botão Tabela, é possível definir o número de células arrastando mouse sobre os quadrinhos


Caixa Inserir Tabela - Escolha a largura da coluna

Na caixa estão disponíveis as seguintes opções no painel "Comportamento de ajuste automático":

1 - Largura de coluna fixa: mantém a largura de cada coluna fixa em um valor específico na caixa correspondente. Para a manutenção automática da largura,mantenha checada a opção "Lembrar dimensões de novas tabelas". 

2 -  Ajustar-se automaticamente ao conteúdo: os conteúdos inseridos nas células podem ser automaticamente ajustados, mantendo essa opção acionada. 

3 - Ajustar-se automaticamente à janela: essa opção permite o ajuste da tabela como um todo, possibilitando sua visualização de modo proporcional a seu traçado e conteúdos  das  células.


*Consulte o Post Word: Colocar Imagens e Arte no Documento

Deixe seu Comentário ou sua Dúvida!
Adoraríamos ouvir você.
Compartilhe com seus amigos se você Gostou! 
Um abraço
IsaInfoHelp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe suas duvidas ou comentários aqui e responderei o mais rápido possível.
Obrigada